O QUE É ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL?


   A Orientação Vocacional/Profissional tem sido uma pratica importante dos psicólogos nos últimos anos e sua demanda tem crescido significativamente. O primeiro centro de Orientação Profissional foi criado em 1902 em Munique, com o propósito de identificar pessoas que eram desprovidas de vocação e de capacidade para determinadas tarefas; dessa forma, os acidentes de trabalho poderiam ser evitados. (CARVALHO, 1995).
    Alguns indivíduos, diante do vestibular ou da pós graduação, sentem dúvidas e incertezas relacionadas a que área seguir. Atualmente a escolha da profissão tem sido um motivo de preocupação tanto para adolescentes como para adultos. Tem surgido um aumento de adultos que também procuram por esse serviço, pessoas que estão fazendo um curso superior ou já concluíram e que não se sentem satisfeitas com a escolha feita, ou mesmo com as constantes mudanças no mundo do trabalho, procuram tal serviço com o objetivo de repensar suas escolhas. (VASCONCELOS & OLIVEIRA, 2004).
    A Escolha Profissional contribui para que o sujeito torne-se ativo em sua escolha e amplia seu repertório voltado para o autoconhecimento fornecendo ao adolescente ou adulto o apoio necessário para uma escolha consciente baseada em possibilidade concretas.
    O objetivo da Orientação Vocacional é levar o jovem a se conhecer e tomar decisões de maior autonomia referente ao seu futuro profissional.  Com o autoconhecimento que a Orientação Vocacional promove, provavelmente, os jovens apresentarão uma menor probabilidade de se arrependerem de sua escolha do que as pessoas que não passaram por esse processo. Esse é o propósito da Orientação Vocacional de auxiliar o individuo a partir de um autoconhecimento e da compreensão do mundo social em que vivem, a construírem os seus projetos profissionais. (ANDRADE, 2002).

    Como o próprio nome já diz, o objetivo da Orientação Profissional não é dizer ao cliente qual a profissão deve seguir e sim orientá-lo, baseado nos Testes Psicológicos aplicados, qual profissão indicada a seguir. Ou seja, nesse processo a responsabilidade pela escolha é exclusivamente do cliente.

DEPOIMENTO

Área de Atuação: DIREITO

"Um advogado precisa ser, antes de mais nada, um bom estrategista. Para defender melhor os direitos dos seus clientes deve estudar a fundo o caso, planejando cada passo de uma eventual ação judicial. Deve gostar de ler, e, principalmente, saber ler. Isto é, deve ter condições de interpretar bem o texto a que se propõe estudar. Uma escrita impecável é fundamental, pois é por meio dela que irá se comunicar com o juiz e com as demais partes. Deve, também, ser um bom orador, pois não só de letras vive um advogado. São necessárias, por diversas vezes, palavras. Deve ter paciência, perseverança e abraçar com amor cada uma das causas a que se propõe defender. Saber trabalhar sob pressão é também uma qualidade fundamental e bastante apreciada em um advogado: os prazos judiciais são, por muitas vezes, curtos e, sempre, fatais. Deve ser um excelente pesquisador e, acima de tudo, um eterno estudante. E, ao final de todo esse trabalho, nada substitui a sensação inigualável de ver sua tese sendo acolhida pelos tribunais e sair vitorioso em uma causa." (Camila Azevedo Alvim - advogada inscrita na OAB/DF sob o nº 21.731)

mouseovermouseovermouseovermouseover